Posted By Sandro
O NEX DA QUESTÃO: AFINAL, O QUE É O NEXIALISMO?

O homem na fábrica olha para uma esteira que ele não sabe de onde vem enquanto segura o parafuso na mão direita, na esquerda, a chave. E logo as duas peças que correm sobre o rolamento são uma só – que ele não sabe muito bem para que serve, mas tudo bem porque todo mundo sempre fez assim. De novo. De novo. De novo e mais uma vez.

A criança em casa assiste à TV enquanto mexe no tablet, e ouve música, e se atualiza das notícias, e come bolacha, e passa o pé no pelo do gato no tapete, e presta atenção, e duvida, e não se conforma e pensa em tudo que acontece ao redor.

Se eu fosse você, contrataria a criança!

Origem do Nexialismo

O termo NEXIALISMO foi usado pela primeira vez no livro “Voyage of the Space Beagle”, do autor canadense A.E.Vogt, em 1950. A obra, que serviu de inspiração para a série Jornada nas Estrelas, apresentava a história de um grupo de tripulantes de uma nave espacial sempre prontos a explorar os confins do Universo. Entre eles é que surgiu o primeiro Nexialista, Capitão Kirk, que, se não tinha todas as respostas, sabia muito bem onde procurar, combinando os diferentes talentos dos membros da tripulação – todos especialistas em suas áreas – para chegar a conclusões que ninguém havia pensando antes e assim alcançar resultados extraordinários. Anos mais tarde Walter Longo e Zé Luís Tavares retomaram o termo no livro Marketing na Era do Nexo, aplicando o conceito aos negócios e à publicidade. O que faz todo o sentido, né?!

Nexo – substantivo masculino – união, ligação, conexão, vínculo. A capacidade de olhar o todo e encontrar nos extremos de uma situação uma ligação que faça sentido e nos leve ao resultado desejado. Nexo. Causa e efeito. Diversas ações que se desenvolvem simultaneamente em diferentes esferas para que cheguem a um resultado comum precisam ter: adivinha só…

Você, eu, o menino no sofá, o homem na fábrica, seus concorrentes, clientes – e até o gato no tapete – já vivemos na Era do Nexo. Multimídia, multitarefa, multiplataforma. Uma Era em que o pensamento linear, automático – não sei, só sei que se faz assim – não dá mais conta das nossas necessidades – e muito menos das possibilidades.

Nexo! É isso que a gente busca. Nexo nas avaliações, decisões e ações. Olhar o todo e perceber que no todo tudo muda. Dia sim e dia também. Enxergar a sua empresa, marca ou produto como parte de algo muito maior, mutável e fascinante. Não se conformar. É ver nos números as pessoas, prever suas reações e entender de onde afinal aquilo tudo veio e onde vai dar. Pensar on, off, alt, esc e tudo mais de um jeito que nunca foi pensado antes e nem depois, porque aí já passou e mudou e a gente precisa repensar tudo, de novo e mais uma vez. Duas. Dez. Até que faça sentido. Até que faça nexo.

Bem-vindo à Era do Nexialismo. Bem-vindo à NEXPUBLI.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *