Posted By guiallan
Ações de mídia: conte com uma agência para potencializar seus resultados

Quem trabalha ou tem contato com uma agência de publicidade, sabe bem que há diversos processos envolvidos além da criação de uma campanha. Um deles é o plano de mídia. Além de peças publicitárias visualmente atraentes é necessário um planejamento minucioso das ações de mídia para que tudo ocorra conforme o desejado.

Levando em conta a complexidade que uma campanha pode exigir, contratar uma agência é o caminho ideal para conseguir resultados consistentes. Se o planejamento, execução e monitoramento não forem feitos da maneira correta, você estará desperdiçando tempo e dinheiro da sua empresa.

Quer saber como uma agência pode te ajudar no planejamento e execução das ações de mídia? Então continue lendo este artigo!

Quais etapas devem ser consideradas nas ações de mídia?

Realização do briefing

O briefing é o primeiro processo que acontece envolvendo o cliente e a agência. Esse método consiste em criar um documento com todas as informações necessárias antes de começar a campanha.

Nessa etapa, são colhidos os mais diversos dados da empresa, seu mercado de atuação, concorrência, objetivos e seu público-alvo. Essas informações são fundamentais, pois elas guiarão as ações de mídia a serem desenvolvidas.

Definição dos objetivos

Além de compreender o perfil da empresa e seu público, é preciso saber seus objetivos. Quando a agência tem em mãos as metas do cliente, as ações se tornam mais específicas para atingir àquela necessidade e entregar o resultado esperado.

Imagine, por exemplo, que sua meta é ganhar visibilidade online. Nesse caso, não faz muito sentido investir em estratégias de conversão, como disparar e-mails convidando as pessoas a entrarem em contato para um orçamento.

Diversificação de mídias

O erro de muitos empreendedores é direcionar todos os seus esforços em apenas uma mídia, como criar uma fanpage no Facebook e achar que é o suficiente. Isso não vai proporcionar o resultado esperado.

Normalmente a agência apresenta um mix de mídia, ou seja, um conjunto de ações sincronizadas em vários veículos de comunicação visando atingir o seu público-alvo em diversos momentos. Hoje todos nós estamos expostos o tempo todo a um volume enorme de informação e propaganda. Um bom plano de mídia coloca a mensagem da sua empresa para a pessoa certa e no momento certo.

Por isso, conhecer a linguagem e as peculiaridades de cada umas dessas mídias é essencial para que a campanha funcione. E é bom lembrar que por mais online que o mundo esteja hoje, ninguém é 100% digital. É importante também considerar estar presente tanto nas mídias offline quanto nas digitais.

Definição do orçamento

Os números são fatores relevantes para definir as ações de mídia. Todas elas, assim como seus respectivos valores, precisam estar detalhadas em uma planilha para que a verba do cliente seja utilizada do melhor modo possível.

Vamos supor que você queira investir boa parte dos recursos disponíveis em uma propaganda de TV, no horário da novela, pois acredita que terá um grande alcance. Será mesmo a melhor opção? Valerá o custo-benefício? Essas decisões devem ser friamente calculadas, levando em conta pesquisas e as informações disponíveis do seu público-alvo, como os hábitos de consumo de mídia.

Mensuração dos resultados

A prova final, para saber se o ROI (retorno sobre o investimento) está sendo satisfatório, é a mensuração dos resultados. Atualmente, com o avanço da tecnologia, está mais fácil realizar medições. Se as ações forem digitais, a precisão é ainda maior.

Por meio do monitoramento, você consegue ajustar as ações e descartar àquelas que não estão trazendo o resultado esperado. Ao investir em mídia online é possível pausar suas campanhas, otimizá-las e retomá-las quando quiser. Portanto, analisar os dados regularmente e providenciar ajustes é crucial para o sucesso da sua estratégia.

Aumentar as conversões é um objetivo comum dos empreendedores — e totalmente viável quando há um planejamento por detrás de todas as ações. Sendo assim, você conseguirá mais resultados empregando a verba publicitária da forma correta e segura, sem recorrer ao achismo.

Agora que você já sabe a importância de uma agência nas ações de mídia, que tal entrar em contato com a gente?