Será que a sua empresa precisa mesmo de um aplicativo?

Vivemos a era digital do marketing. É tempo de contabilizar impressões, cliques e principalmente, conversões. É a época em que mensuração, segmentação e presença digital ganharam novos significados e cresceram em importância. Em meio a tudo isso, surge a questão dos aplicativos para dispositivos móveis: será que a sua empresa precisa de um?

Neste post, vamos levantar algumas questões para você decidir sobre a real necessidade do desenvolvimento de um aplicativo para o seu negócio. Dessa forma, quando chegar o momento de tirar do papel o que foi pensado, você estará bem embasado e com uma decisão regada por fatos e estudos.

A sua empresa tem uma boa ideia para um app?

Será que a sua empresa precisa mesmo de um aplicativo

Para se conquistar um lugar no smartphone de alguém, é preciso criar algo extremamente útil e encantador. Algo que ajude as pessoas a resolverem um problema ou que satisfaça uma necessidade. Pense sobre os aplicativos que você tem instalados no seu telefone: quantos desses você usa diariamente? Provavelmente apenas alguns, certo?

Baixar um app é um ato que requer um esforço maior por parte do usuário. É uma ação diferente do simples acesso a um site pelo navegador. Por isso, existe a necessidade do aplicativo ser realmente relevante. Essa é a única maneira de obter-se um número satisfatório de pessoas dispostas a baixá-lo.

Outro desafio a ser superado é que a maioria dos aplicativos são abandonados pelos usuários depois do download. Isso mesmo, são simplesmente esquecidos. Por isso, seja criterioso e se faça a seguinte pergunta: meu aplicativo é bom o suficiente a ponto de alguém querer mantê-lo em seu smartphone por muito tempo?

O que minha empresa ganha com um aplicativo?

Essa pergunta deve ser respondida claramente por você e sua equipe. Afinal, caso decida colocar dinheiro e tempo no projeto de um aplicativo, algum objetivo precisa ser alcançado.

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Talvez, você queira estreitar a relação com os atuais clientes, oferecendo, por exemplo, um canal extra de comunicação com sua marca. Muitas vezes, o propósito se confunde com o de um website responsivo, por isso vale a reflexão: será que preciso de um aplicativo que tem a mesma função do meu site?

Por exemplo: um aplicativo pode servir muito bem para sua estratégia de branding. Ao oferecer algum tipo de utilidade aos usuários, sua marca acaba por estar presente e ser eventualmente lembrada em um momento de decisão de compra.

A sua empresa tem todos os recursos necessários para produção e divulgação?

O preço para o desenvolvimento de um aplicativo vai depender da sua complexidade. Contudo, é preciso pensar também na divulgação do app e quanto isso vai custar. Existem diversas formas de comunicar ao público sobre o seu novo app.

O Google AdWords, plataforma de anúncios do Google, disponibiliza um tipo de campanha focado exclusivamente em conseguir downloads de aplicativos para empresas. O investimento na ferramenta não tem um valor mínimo. Todavia, para conseguir um grande alcance e bons resultados, é recomendável aplicar uma verba compatível e criar um orçamento para tal fim.

Existem diversos pontos positivos em se ter um aplicativo para sua marca. Ele é uma maneira de se aproximar dos clientes e, dependendo do tipo de negócio, alavancar as vendas e aumentar as conversões. Porém, é essencial uma ponderação minuciosa sobre todos as facetas que essa produção demanda, para assim tomar a melhor decisão.

E então, ficaram mais claras as questões envolvidas na criação de um aplicativo para empresa? Caso ainda restem dúvidas entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!