Planejamento de comunicação: como uma agência pode me ajudar?

Não é novidade nenhuma dizer que a comunicação é um fator essencial para um negócio de sucesso. No entanto, as estratégias para executá-la de forma satisfatória não surgem do nada: demandam tempo, energia e mão de obra — elementos que nem sempre estão disponíveis. Por isso, uma agência é a solução perfeita para seu negócio!

Pensando nisso, separamos alguns motivos para você investir em um planejamento estratégico de comunicação com uma agência especializada. Dá uma conferida!

A agência fica de olho nas tendências do mercado

A comunicação nunca fica parada. A identidade da sua empresa pode até permanecer a mesma, mas as estratégias para divulgá-la e fortalecê-la precisam ser constantemente ajustadas para as tendências do mercado. As agências especializadas estão focadas exatamente nisso — na variabilidade e nas diferentes possibilidades do marketing e da publicidade.

É muito fácil errar em uma estratégia ou executá-la de forma rasa sem um conhecimento aprofundado sobre o assunto. Não é tão simples quanto escolher uma ferramenta e utilizá-la. É necessário estudar o público, recolher informações por meio de pesquisas e experiências anteriores, interpretar e cruzar os dados disponíveis, analisar o orçamento e prever o Retorno Sobre Investimento — tudo isso deve entrar no planejamento estratégico de comunicação.

O foco é trazer resultados efetivos

Os serviços de uma agência são profissionais e especializados. As decisões para o destino dos investimentos não são feitos com base em “achismos” ou suposições, mas com estudo prévio do público, da concorrência e do mercado. Sua visão de fora proporcionará uma perspectiva inovadora acerca da sua empresa e dos problemas que precisam ser solucionados, ou até mesmo das soluções que já funcionam e podem ser melhoradas.

Por exemplo, o gerente de marketing fica encarregado de cuidar da presença da empresa na internet. No entanto, ele pode não ter conhecimento ou tempo para desenvolver as habilidades necessárias para desenvolver um bom plano de marketing digital — ele conhece as técnicas para aumentar o tráfego de usuários na página? Em que momento é necessário aplicar estratégias de SEO? E ele acompanha as constantes mudanças nos algoritmos de busca do Facebook e do Google?

Com a elaboração de campanhas publicitárias, não é diferente. A experiência é necessária para a criação de peças inteligentes e criativas, que consigam atingir o público-alvo nos canais de divulgação adequados para converter mais clientes.

O foco da agência é exatamente esse: pensar as melhores estratégias e a melhor forma de desenvolvê-las para que os resultados sejam sempre positivos.

Ela economiza seu tempo

Pense em tudo que nós falamos antes: o marketing digital, as campanhas publicitárias, as tendências do mercado etc. Isso demanda tempo. Gerenciar a comunicação de uma empresa é, por si só, um cargo. Pensar em todas as outras estratégias necessárias já pode ser outro.

Por isso, a contar com uma agência ao seu lado é tão interessante. Ela permite que você, quem mais conhece do negócio e dos clientes, foque nas necessidades internas da empresa, enquanto a comunicação é pensada por uma equipe qualificada.

Além disso, um dos princípios de uma equipe especializada é garantir a otimização da performance. Os diferentes canais de divulgação da sua empresa permanecerão ativos e funcionais, enquanto outras estratégias são desenvolvidas para ampliar a interação com o público.

O planejamento estratégico de comunicação vem primeiro

Como já falamos antes, as agências estão focadas em auxiliar no desenvolvimento do seu negócio por meio da comunicação. Assim, inicialmente, ela funciona como uma espécie de assessoria.

Você contará para a equipe todos os problemas, preocupações e objetivos da sua empresa para que, juntos, desenvolvam a estratégia e metas. É assim que um plano de comunicação se inicia — com todas as cartas na mesa.

Essa, talvez, seja a principal vantagem competitiva de uma agência terceirizada. Você permite a análise aprofundada da situação do seu negócio para um retorno financeiro eficaz e duradouro. Dessa forma, o planejamento estratégico de comunicação é pensado e executado especialmente para sua empresa.