Pesquisa de mercado: 5 razões para investir nisso!

Uma das maneiras de avaliar o andamento do seu negócio é por meio de uma pesquisa de mercado. Você pode até tentar conversar com alguns clientes ou realizar benchmarking na concorrência, mas nada disso será capaz de substituir a eficiência de um estudo mercadológico completo.

A boa notícia é que hoje a tecnologia oferece diversas ferramentas para você realizar este trabalho, sem precisar gastar muito, com um bom nível de confiabilidade e em um prazo bastante aceitável.

Portanto, não perca tempo. Veja, abaixo, 5 razões para investir em uma pesquisa de mercado para a sua empresa:

1. Conheça melhor os seus clientes

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Você sabe quem são seus clientes? Quais são seus hábitos? Sua situação financeira? De que forma percebem a sua organização?

Pois é, a pesquisa de mercado permite que você faça uma avaliação criteriosa do seu público, para que possa direcionar seu portfólio de produtos de acordo com o perfil dos seus principais compradores. Isso torna a chance de vendas e realizações de negócio muito maior.

2. Descubra novas oportunidades

A pesquisa de mercado não se limita ao conhecimento do seu público, mas também traz a possibilidade de ampliação dele. Você pode descobrir um novo nicho de mercado para o qual possui produtos adequados e que não vinha explorando até então.

Pesquisas são muito eficazes na identificação de novos negócios e permitem que você traga novas oportunidades para a área comercial da organização.

3. Saiba qual é a eficiência do seu portfólio

Se você sente que alguns de seus produtos podem estar com vendas abaixo do potencial, a pesquisa de mercado pode ajudar a identificar os motivos. Por meio do estudo, você consegue identificar quais são as dificuldades de penetração de seus produtos e serviços para o grande público e promover uma reformulação em todo o seu portfólio.

Também é uma chance de agregar novos produtos para o seu cliente e determinar o encerramento da produção daqueles que já não têm mais possibilidade de recuperação.

4. Avalie a sua imagem institucional

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A imagem da sua empresa é a primeira e principal percepção que o mercado tem dela. E, por isso mesmo, deve ser muito bem trabalhada, principalmente pela área de marketing.

A pesquisa de mercado pode ajudá-lo a identificar se a imagem da empresa está de acordo com o que foi planejado na formulação dos objetivos estratégicos da organização.

5. Obtenha informação gastando pouco

Antigamente, as pesquisas precisavam ser feitas pessoalmente ou por telefone. Era um trabalho em longo prazo, que possibilitava que fosse ouvida uma base pequena e, por isso, produzia resultados pouco confiáveis. E tudo isso a um preço não muito acessível a maior parte das empresas.

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Hoje, existem ferramentas online que garantem uma pesquisa segura, rápida, confiável e barata. Com esses recursos, você pode até realizar mais estudos em menos tempo, tornando o resultado de suas ações mais certeiro.

Para usufruir de todas essas vantagens, é fundamental que qualquer pesquisa de mercado gere, além de um relatório de resultados, um plano de ação baseado nas informações obtidas. Lembre-se: a pesquisa é um instrumento de trabalho. Ela não resolve os problemas sozinha, apenas aponta caminhos para que a empresa se desenvolva e potencialize seus resultados.