ROI de ações de marketing digital: qual a importância e como calcular?

Investir em ações de comunicação e marketing é um dos principais caminhos para empresas que desejam aumentar sua geração de leads e os seus resultados. Especialmente quando falamos de marketing digital, não é muito produtivo investir no desenvolvimento de campanhas se a organização não for capaz de mensurar qual o impacto delas nas vendas.

Uma das principais métricas utilizadas para medir este retorno gerado pelas iniciativas é o ROI, e este post foi preparado para tirar todas as suas dúvidas sobre ele, que é um dos indicadores mais importantes para o seu negócio. Confira!

O que é ROI?

ROI

ROI é a sigla usada para a métrica conhecida como Return On Investment, ou em português bem claro, Retorno Sobre Investimento. Ele é um indicador muito usado para avaliar o resultado obtido por uma organização a partir de um montante de recursos investidos. Na prática, um número que mostra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que investiu.

Neste post especificamente, estamos abordando o ROI do marketing digital, ou seja, a métrica vai indicar se o investimento feito na campanha contribuiu ou não para as vendas da empresa.

Neste caso, estamos falando de campanhas de marketing, mas vale lembrar que entender o ROI é também importante para outros tipos de tomadas de decisão, como a captação de recursos ou o destino de investimentos futuros.

Qual a sua importância para uma estratégia de marketing digital?

Toda empresa possui dois tipos distintos de gastos financeiros: os investimentos e os custos. A principal diferença entre ambos está no resultado que cada um pode gerar. O primeiro inclui tudo o que é gasto mas traz rentabilidade ao negócio. Já o segundo inclui os valores que a empresa dispende para manter sua operação funcionando.

Diante disso, fazer o cálculo do ROI do marketing digital é uma atividade essencial, pois é por meio dela que a empresa poderá avaliar se o investimento nas campanhas não está servindo apenas para gastar dinheiro.

A análise, portanto, vai gerar uma lista de ações que tem como objetivo trazer melhorias para o retorno deste investimento, como a otimização de campanhas ou, quem sabe, até o redirecionamento do orçamento.

Como calcular o ROI?

Depois de entendermos ao certo o conceito do ROI e seu papel em uma estratégia de marketing digital, chegou a hora de compreendermos como fazer o cálculo desta métrica. Antes de mais nada, vale dizer que, apesar da sua importância, esta é uma métrica relativamente simples de ser calculada.

Para isso, basta dividir o valor obtido da subtração da receita atingida no período menos o valor do investimento, pelo valor do investimento. Simples, não é mesmo? No dia a dia do seu negócio, para tornar as coisas mais fáceis e não precisar fazer esta conta toda vez que precisar da métrica, nossa sugestão é que você crie uma planilha que contenha a fórmula. Dessa maneira, você só vai precisar substituir os valores de tempos em tempos.

ROI

Para que a sua compreensão fique mais simples, vamos conferir um exemplo deste contexto. Vamos supor que sua empresa investiu, durante um determinado período, R$ 2 mil em suas campanhas de marketing digital e este esforço rendeu uma receita de R$ 7 mil para o negócio.

Usando a fórmula que mostramos acima, o resultado subtração da receita menos o valor investido (7.000 – 2.000) vai ser de R$ 5 mil. Se dividirmos este número pelo valor do investimento (2.000) o resultado será um ROI de 2,50. Isso quer dizer que para cada R$ 1 que você investiu em marketing digital, sua empresa teve um retorno de R$ 2,50.

Esta é uma das métricas mais fundamentais para qualquer empresa que investe em campanhas de marketing digital. Afinal, é ela quem vai mostrar se o seu esforço está valendo a pena ou não para a saúde da organização. Comece a calcular o ROI do marketing digital da sua empresa hoje mesmo, e veja como seus investimentos passarão a ser muito mais eficientes.

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