Posted By guiallan
Ano novo, novas oportunidades! Saiba por que investir em publicidade em 2017!

Depois de um ano complicado para a economia, como foi 2016, é normal que os empresários se questionem: devo investir em publicidade? Será que é melhor manter ou reduzir as verbas? Nem uma alternativa nem outra! O ideal é aumentar os recursos destinados para essa área.

Quer entender melhor as atuais condições do cenário econômico e como a sua empresa deve se posicionar? Então, continue a leitura deste post, porque preparamos algumas dicas para te ajudar a enfrentar 2017 com mais segurança.

O que esperar do mercado nos próximos anos?

Antes de mostrarmos como a sua empresa pode explorar melhor as oportunidades, é importante analisarmos os dados do Brasil para os próximos anos. O noticiário econômico não tem sido dos melhores, mas os indicadores econômicos mostram que há sinais de recuperação da economia.

Pesquisa realizada pela Retail Trends em 2016 confirma que a previsão é de que haja um bom recuo na taxa de inflação do país ainda em 2017. O índice esperado é de 5%, contra 6,9% de 2016. Trata-se um dado importante, até porque estima-se que o índice vai se estabilizar em 4,5% nos próximos 3 anos.

As condições são similares no caso da projeção do PIB. Devemos fechar 2017 com um crescimento de 1,2% e, a partir de 2018, este número deve subir para 2,4%. Não é muito, mas é uma melhora significativa quando comparamos com os dados de 2015 (o percentual foi de menos de 3,8%) e mesmo de 2016 (fechamos com – 3,3%).

Quanto ao crescimento real das vendas, já descontando a inflação, o estudo indica um cenário ainda mais promissor. Estima-se um aumento de 1% para 2017, de 3% para 2018, 3,5% em 2019 e 4,0% em 2020.

Como aproveitar as oportunidades do mercado?

Os dados macroeconômicos são importantes para entendermos as condições que o país terá nos próximos anos, mas cada gestor também deve analisar o que pode fazer em relação ao seu negócio.

Fique atento: com menos dinheiro no bolso, o consumidor costuma pesquisar mais, buscar alternativas para otimizar sua renda. Reside aí a importância de se investir em publicidade. Marcas mais bem posicionadas têm mais chances de se diferenciar da concorrência e de atrair a atenção do consumidor.

No caso específico das pequenas e médias empresas, esta pode ser uma boa oportunidade para conquistar novos espaços no mercado. Elas têm mais agilidade para se adequar às condições reais daquele setor. E isso pode ser a solução para atrair um consumidor mais reticente em mexer no bolso.

Há diversas estratégias que podem ser adotadas, o importante é desenvolver um plano de marketing consistente. Pense nisso: estabelecer prioridades é fundamental, até para que a empresa possa concentrar seus esforços no que interessa.

É melhor investir em publicidade online ou offline?

por que investir em publicidade em 2017

Ao analisar as possibilidades de investimento em publicidade, hoje esta é uma dúvida recorrente entre os gestores: o marketing digital deve ser privilegiado?

É óbvio que esta resposta depende das condições específicas da sua empresa, porém tenha em mente que o melhor é diversificar suas estratégias, contando, de preferência, com a expertise de uma agência especializada em comunicação.

Ao fazer o seu planejamento, considere que o mais importante é garantir o alinhamento das suas estratégias online e offline. O foco é o consumidor: quais são os canais mais importantes para ele?

Quanto você deve investir em marketing?

Em média, as empresas destinam hoje entre 3% a 5% de seu faturamento para esta área. Segundo os especialistas, pequenas e médias empresas devem trabalhar com percentuais mais elevados, uma vez que precisam consolidar o posicionamento do seu negócio.

Especificamente sobre a publicidade no Brasil, veja que dado interessante: estudo realizado pela Deloitte, sob encomenda da Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap), informa que cada R$ 1,00 investido em publicidade gera R$ 10,69 para a economia do país. Isso comprova que todos saem ganhando com esse tipo de investimento.

por que investir em publicidade em 2017

Como você pode perceber, não há dúvidas de que o momento atual exige aumento dos investimentos e não redução — até porque há muitas opções para serem utilizadas em prol da sua empresa. Resolvido o dilema, é hora de trabalhar, colocar seus planos em prática!

Precisando de inspiração? Confira também o texto que publicamos sobre as tendências de marketing para 2017.