5 tendências de marketing para pequenas empresas em 2017

No ano passado, o mercado da comunicação passou por grandes transformações e, para 2017, algumas tendências de marketing digital continuam em alta e podem ser muito bem utilizadas por pequenas empresas.

Trabalhar com marketing é se planejar, entender as mudanças e aplicá-las antes dos seus concorrentes. Não é preciso saber tudo, mas é essencial se atualizar para não perder oportunidades. Confira ao longo deste artigo 5 tendências que, se bem aproveitadas, podem fazer uma enorme diferença nos resultados dos seus negócios.

1. Os vídeos estarão em alta

É essencial estar presente na maior plataforma de compartilhamento de vídeos da atualidade. São mais de 1 bilhão de usuários consumindo conteúdos audiovisuais no YouTube a cada mês. Criando e mantendo um canal para a sua marca nessa rede, por exemplo, será possível alcançar e impactar com mais eficiência sua audiência, já que vídeos tem a característica de serem mais dinâmicos e envolventes que longos textos.

Para você term uma ideia, sua visibilidade é tão tremenda que e-mails com um vídeo incorporado podem chegar a ter um aumento de até 96% nas taxas de cliques. É ou não é uma boa estratégia?

2. Influenciadores continuarão em evidência


Um influenciador é aquela pessoa que desenvolve algum tipo de conteúdo e acaba ganhando diversos seguidores no meio digital. Nesse grupo, podem se encaixar jornalistas, celebridades e até mesmo blogueiros e produtores de conteúdo do YouTube.

Por meio de um artigo, de um vídeo ou de alguma ação nas redes sociais, essas pessoas podem influenciar seu público de milhares — em alguns casos até milhões — de pessoas a odiar ou amar uma marca.

Vemos um bom exemplo disso nas blogueiras e youtubers de moda, que são constantemente patrocinadas por marcas de maquiagem, de roupas e de cosméticos. Trata-se de uma maneira de dialogar com seu público-alvo por meio de personagens já familiares ao seu próprio universo.

3. Focar no poder do mobile será uma obrigação

Estima-se que mais da metade dos acessos de todos os sites do mundo sejam feitos por meio de dispositivos móveis. Ainda assim, existem muitas empresas que ainda não possuem um site responsivo. Mas toda e qualquer estratégia de marketing digital deve levar em consideração a portabilidade para o mundo mobile pelos seguintes motivos:

  • Quando um site é Mobile Friendly, ele ajuda a melhorar a experiência do usuário;
  • Buscadores, como o Google por exemplo, valorizam sites e blogs com design responsivo por se adaptarem a diversos formatos, favorecendo-os nos rankings dos resultados de busca (SEO);
  • Estatísticas mostram que 82% dos usuários da internet brasileira navegam na rede por meio de um dispositivo móvel.

4. Investir nas mídias sociais será ainda mais importante para engajar clientes

As redes sociais continuarão sendo um excelente espaço de estreitar o relacionamento  entre marcas e consumidores, além de uma poderosa ferramenta para aumentar o nível de conhecimento sobre produtos e serviços. No entanto, é preciso especial atenção a um fator-chave na sua estratégia: o nível de engajamento da audiência com o conteúdo produzido pela marca. De nada adianta ter milhares ou milhões de seguidores se essas pessoas não interagem com as publicações.

Para melhorar o engajamento, é necessário observar como o público reage a cada tipo de conteúdo e ir ajustando continuamente as publicações de forma a obter um número cada vez maior de likes, comentários e compartilhamentos. Algumas dicas para isso:

  • Procure publicar seus conteúdos nas mídias sociais nos horários de pico das próprias redes e dos seus seguidores.
  • Tome cuidado com a frequência para não postar conteúdo demais ou deixar suas páginas desatualizadas.
  • Responda rapidamente aos comentários e mensagens diretas.
  • Mostre o cotidiano da empresa e alguns bastidores, pois isso cria mais intimidade entre a marca e seu público.

5. Trabalhar com conteúdo de qualidade continuará sendo uma das tendências de marketing

A criação de matérias para o seu blog, site e mídias sociais deve privilegiar mais a qualidade do que a quantidade. Procure mesclar conteúdos noticiosos com um tipo de conteúdo conhecido como evergreen (em tradução literal significa sempre verde)Este tipo de artigo possui informações mais perenes, que se mantém mais tempo relevantes para o leitor.

Um tutorial de marketing pode ser evergreen, sendo necessário apenas atualizá-lo de vez em quando para ajustar as tendências. Já uma notícia sobre algum famoso costuma desaparecer com o tempo.

Outra dica é olhar no Google Analytics quais páginas possuem uma taxa de rejeição alta. Assim é possível identificar que tipo de conteúdo tem funcionado melhor, abrindo oportunidades para gerar matérias mais adequadas ao gosto do leitor.

E então, como está sua estratégia para 2017? Agora que você já conhece as tendências de marketing para este ano, utilize-as para atingir novos públicos e fidelizar ainda mais seu consumidor atual.

Para te ajudar nessa tarefa, confira também nosso artigo com algumas dicas para uma melhor estratégia de marketing.