E-mail marketing: confira 5 dicas para colocar em prática já!

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais tradicionais do mercado, e ainda hoje é uma excelente forma de relacionamento entre as empresas e seus clientes, gerando bons resultados de uma estratégia de comunicação.

E por ser uma estratégia tão tradicional, alguns profissionais acabam não dando tanta importância na criação de suas campanhas, deixando de lado alguns detalhes importantes que influenciam no sucesso do e-mail marketing.

Para ajudar você a construir uma campanha de e-mail marketing eficiente, vamos mostrar neste post 5 dicas que você deve colocar em prática agora mesmo. Confira!

1. Defina objetivos para sua estratégia

O primeiro passo para garantir o sucesso de sua estratégia de e-mail marketing é definindo objetivos claros para sua campanha. Fazendo isso, você será capaz de criar layouts mais eficientes, que direcionem o seu cliente a realizar a ação esperada por sua empresa.

Além disso, a definição de seu objetivo vai nortear o tipo de conteúdo que será enviado para seus clientes e a maneira como será feita a segmentação dos contatos que vão receber a mensagem. Com um objetivo claro definido desde o início a sua estratégia, sua campanha será mais eficiente, garantindo um melhor retorno sobre o investimento.

2. Construa um bom planejamento estratégico

Além de definir o objetivo de sua estratégia de e-mail marketing, é muito importante que você construa um plano estratégico determinando quando e como serão enviados os seus e-mails.

Por isso, estabeleça prazos e datas de envio para suas mensagens e defina os gatilhos que vão iniciar o envio de suas mensagens. Determine também como será feita a análise de resultados de sua estratégia, o que é essencial para você corrigir possíveis falhas em sua campanha.

Isso é muito importante em uma estratégia de nutrição de leads, por exemplo, em que a sequência de e-mails e o intervalo de envios entre eles faz toda a diferença no engajamento de seus clientes.

Com um bom planejamento, você será capaz de construir uma marca forte, que se comunica de forma profissional com seus clientes.

3. Preocupe-se com o conteúdo e com as imagens de seu e-mail

Outro elemento indispensável para o sucesso de sua estratégia de e-mail marketing é o conteúdo que será compartilhado com seu cliente. Este conteúdo precisa ser atraente, capaz de prender a atenção do usuário desde o primeiro momento em que ele acessar a mensagem.

Por isso, você deve escolher com cuidado as imagens que vão ilustrar a sua oferta, garantindo que elas ajudem a gerar valor para o seu e-mail. Você deve evitar imagens muito pequenas, mesclando sempre o conteúdo visual com o texto de seu e-mail.

Assim, você vai transmitir mensagens com maior clareza, ajudando a aumentar a eficiência de sua campanha de e-mail marketing.

4. Dispositivos móveis

O número de pessoas que acessam seus e-mails por meio de aparelhos celulares e tablets cresce a cada ano. Assim, você precisa criar e-mails com um design responsivo, que se adaptem a qualquer formato de tela.

Dessa forma, você garante que suas mensagens sejam visualizadas corretamente por qualquer cliente, esteja ele usando um smartphone ou um computador tradicional. Evite também usar fontes muito pequenas ou imagens pesadas demais, pois estes elementos atrapalham a navegação dos usuários de aparelhos móveis.

5. Invista na segmentação de seus clientes

Uma campanha de e-mail marketing bem-sucedida deve segmentar bem todos os contatos de uma empresa de acordo com suas características pessoais, como gênero, idade, estágio no funil de vendas e outras características pessoais.

Fazendo isso, você garante que suas mensagens sejam realmente atraentes para o seu público, ajudando a aumentar a taxa de abertura de seus e-mails e a eficiência de suas campanhas promocionais.

Seguindo estas dicas, você estará preparado para criar campanhas de e-mail marketing ainda mais eficientes. E, para aumentar os resultados de sua estratégia, contar com a ajuda de uma agência de propaganda especializada pode fazer toda a diferença para sua empresa.

E agora que você já sabe o que deve fazer para otimizar sua estratégia de e-mail marketing, aproveite e conheça as 5 estratégias de marketing digital que não podem faltar em sua empresa.