Como integrar marketing e vendas: você sabe como fazer?

Muita gente considera que o valor de uma empresa deve ser avaliado pelos seus números ou até mesmo pelo seu patrimônio. Porém, o fato é que a verdadeira riqueza de qualquer negócio se dá, basicamente, pela qualidade e pela eficiência do seu quadro de colaboradores. Dentro dessa realidade, integrar marketing e vendas é uma atitude indispensável.

Essas equipes, apesar de possuírem muitas funções complementares, às vezes atuam de forma distinta e até oposta. Essa situação prejudica o desempenho do empreendimento e faz com que muitos funcionários não consigam apresentar os seus melhores resultados.

Vamos descobrir como mudar essa conjuntura? Confira o conteúdo a seguir.

Estipule objetivos comuns

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O primeiro passo que qualquer gestor deve tomar para integrar marketing e vendas é estipular objetivos comuns e complementares para as duas equipes. Obviamente, isso deve ser feito de uma maneira muito precisa e programada, mas o fato é que não será difícil, visto que as atuações desses times podem — e devem — ser complementares.

Procure mirar, sobretudo, nas ações e nas iniciativas que geram efeitos positivos para o outro departamento. Se o marketing se compromete a enviar leads mais qualificados, os vendedores devem fazer uma abordagem coerente com a campanha de divulgação, por exemplo. Esse alinhamento terá como consequência a melhora do desempenho como um todo.

Marque reuniões periodicamente

Reuniões periódicas são uma excelente forma de alinhar a atuação dos dois departamentos e, dessa forma, integrar ainda mais marketing e vendas. O intervalo ideal entre os encontros depende de uma série de fatores, mas fazê-los com frequência e regularidade irá trazer resultados bem positivos.

O marketing pode contribuir muito nas estratégias dos vendedores, assim como o time de vendas pode dar poderosas sugestões para as ações e campanhas. Para começar, uma vez por semana pode ser uma boa frequência. Esse momento será propício para ouvir as ideias dos colaboradores e tentar soluções mais abrangentes, sobre as quais você não pensaria sozinho.

Promova ações conjuntas

Com as equipes mais alinhadas, você pode partir para o estabelecimento de ações conjuntas. Essa estratégia vai permitir que um colaborador que trabalhe no departamento de marketing, por exemplo, compreenda melhor as funções, as demandas ou as expectativas dos vendedores e vice-versa.

Você pode fazer uma troca individual, sempre com uma duração pré-definida. O período pode ser variável, mas precisa ser suficiente para que a pessoa identifique e realize boa parte das funções que são específicas dos funcionários do outro time.

Depois, esse indivíduo poderá passar dicas valiosas para o seu setor original, criando ou realinhando as suas ações.

Compartilhe os resultados

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Por fim, não é possível integrar marketing e vendas sem compartilhar com ambos os resultados obtidos pela organização. Todos precisam estar a par não apenas das metas e dos objetivos, mas também do grau de efetividade que suas ações e estratégias estão trazendo para o empreendimento.

Informe, de tempos em tempos, sobre os índices de desempenho e forneça feedbacks específicos para as equipes. Permita que todos saibam as razões do êxito ou do insucesso, mas faça isso de maneira integrada, sem culpar um ou outro departamento e sempre lembrando que a empresa deve estar coesa por um objetivo comum: o sucesso!

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