Como contratar o profissional de marketing ideal?

Quais foram suas experiências anteriores com um profissional de marketing? Os resultados foram bons, razoáveis, ruins? Bem, se você ainda está na busca por um novo e ideal estagiário, analista ou gerente de marketing é porque suas expectativas ainda não foram atendidas.

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Mas você já parou para pensar se está analisando e contratando as pessoas certas? Será que o seu processo seletivo pode ser melhorado? Ou talvez o problema esteja no melhor entendimento das suas necessidades, das funções e das habilidades de um profissional de marketing.

Por isso, selecionamos 5 dicas para não errar na escolha de um profissional de marketing para a sua empresa. Acompanhe!

Compreenda bem o momento da sua empresa

O primeiro passo, e talvez mais decisivo, é entender os problemas de marketing que sua empresa precisa solucionar. O tamanho dessa lacuna é o que definirá o tipo de profissional que você precisa, já que há diversas especializações no mercado.

Uma análise interna pode detectar algumas oportunidades a serem exploradas, como:

  • O início de um investimento em marketing digital;
  • A necessidade de se construir um plano de marketing do zero;
  • Ou de aumentar a força de trabalho para lidar com a carteira atual e crescente de clientes.

Cada exemplo demanda profissionais com perfis diferentes. Um com conhecimentos mais apurados sobre internet e suas ferramentas, outros mais experientes e capazes de gerir um projeto e outro que pode vir para aprender e reforçar o “elenco” em uma estratégia já estabelecida.

Portanto, o primeiro passo é entender bem o momento atual da empresa e as suas dores para depois definir qual “remédio” procurar.

Defina os conhecimentos básicos e necessários

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Um profissional de marketing deve saber identificar oportunidades de negócio, estudar o mercado, montar planos de marketing, entender de branding, de precificação e criar estratégias promocionais, para o produto e para os pontos de venda — enfim, o básico para alguém da área.

Entretanto, é preciso ir um pouco além e tentar extrair outras características fundamentais, como:

  • Interesse por outras áreas estratégicas da empresa, como RH, finanças e logística;
  • Ser um bom gestor de projetos e pessoas;
  • Gostar de números e métricas;
  • Ser curioso e comunicativo;
  • Estar sempre disposto a aprender e se atualizar.

Analise o histórico do profissional

Essa dica é um pouco mais abrangente, porém sempre importante em qualquer processo seletivo. Para contratar um profissional de marketing não é diferente, logo, sempre que avaliar um candidato, pergunte a ele e/ou vasculhe o seu histórico na carreira.

Levante a faculdade que ele se formou, os cursos que fez, eventos da área que participou e, especialmente, as empresas para as quais ele já trabalhou. Lembre-se de que, quanto maior for a responsabilidade do cargo, mais esse fator será importante.

Verifique suas capacidades técnicas e experiências

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Uma análise empírica também é uma boa forma de avaliar seus futuros profissionais de marketing. Você pode desenvolver testes, períodos curtos de experiência ou solicitar o portfólio dos candidatos — desde trabalhos universitários até profissionais.

Mas, como conhecimento técnico não é tudo, é muito valioso extrair as experiências vivenciadas pelos postulantes ao cargo. Histórias que demonstram vontade, motivação e capacidade para aprender e crescer são tão valiosas quanto um currículo extenso.

Entenda suas motivações

Por fim, procure entender o que leva uma pessoa a querer ser um profissional de marketing em sua empresa. Tente levantar não apenas as motivações pessoais, mas também as profissionais e as relacionadas à sua empresa. Descubra se os valores pessoais do candidato estão alinhados com a cultura organizacional da organização. Muitas vezes, os objetivos de ambos podem se combinar e, assim, resultar na escolha mais acertada.

Definitivamente, encontrar o talento ideal para uma vaga no marketing não é simples. Trata-se de cruzar as necessidades da sua empresa com as características técnicas, pessoais, objetivas e subjetivas dos candidatos. A chave está nessa combinação, que, vista sem um aprofundamento, pode parecer bastante relativa, mas que faz toda diferença nos seus resultados lá na frente.

Esperamos que essas dicas ajudem bastante você a contratar o profissional de marketing certo para a sua empresa. Agora, que tal se inspirar em uma história bacana para gerar insights valiosos e inovar nessa escolha? Então, confira como a nossa agência organizou um processo seletivo fantástico para a vaga de recepcionista.