O que um site deve ter? Confira nossa checklist!

O que um site deve ter para atrair o maior número possível de clientes e apresentar uma alta taxa de conversão? A resposta para esse pergunta é mais simples do que você imagina e reunimos todos os pontos relevantes no artigo de hoje.

Pensando nisso, elaboramos uma checklist. Ela te ajudará a criar um site que atenda as expectativas e necessidades de seus clientes e os resultados que sua empresa tanto precisa. Vamos lá?

1. Um bom domínio

o-que-um-site-deve-ter

Há alguns anos, o domínio ideal era aquele que podia ser compartilhado boca a boca sem dificuldades entre o seu público, ou seja, todos que escutassem o endereço do seu site deveriam ser capazes de escrevê-lo sem problemas.

Esse conceito ainda é válido, mas agora temos outro ponto que também deve ser levado em consideração: o posicionamento virtual. Um domínio bem escolhido pode aumentar as suas chances de aparecer entre os resultados da primeira página de sites de busca como o Google, trazendo assim mais pessoas ao site através do tráfego orgânico.

Uma pizzaria chamada “Dom João”, por exemplo, poderia usar um domínio como “pizzadomjoao.com.br” para se beneficiar das procuras com a palavra-chave “pizza”.

Analise o mercado e o seu próprio negócio para saber se é melhor usar o nome da empresa, do profissional ou uma palavra-chave como seu domínio.

2. Site mobile ou responsivo

Há dois motivos principais para você ter um site mobile: garantir que a experiência do usuário no seu site não seja ruim e aparecer nas buscas mobile.

Cada vez mais pessoas acessam a internet por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e não há nada pior do que entrar em um site e não conseguir navegar nele. Botões minúsculos e mal posicionados, assim como excessiva lentidão no carregamento das páginas, espanta qualquer usuário.

É ideal que seja criada uma versão mobile do seu site para que isso não aconteça com ele, ou que pelo menos ele seja responsivo, ajustando as próprias dimensões de acordo com a tela.

Além disso, há algum tempo o Google está priorizando a exibição de sites mobile nos resultados das buscas realizadas por dispositivos móveis, e recentemente foi anunciado que ele fará uma filtragem ainda mais extensiva para exibir resultados diferentes nas versões mobile e desktop.

3. Integração com redes sociais

o-que-um-site-deve-ter-3

Você tem bons plug-ins de integração com redes sociais? O número de compartilhamentos dos seus links e até mesmo a interação com o seu público dentro do site são diretamente afetados por isso.

Um sistema de comentários atrelado às redes sociais, por exemplo, é bem mais convidativo do que um em que o público precisa fazer cadastro para comentar. Isso é vital para sites que também contam com um blog.

4. Ter um blog

o-que-um-site-deve-ter-2

É importante incorporar um blog ao site, tendo como objetivo estabelecer uma conexão com clientes e possíveis consumidores através de artigos e outros tipos de conteúdo.

Academias, por exemplo, podem dar dicas de musculação e alimentação saudável, enquanto sites que vendem cosméticos costumam dar dicas de beleza.

Você deve seguir essa ideia e criar um blog com dicas e informações que sejam úteis para o seu público. Pode ser que você não note em um primeiro momento, mas é bem provável que a sua empresa também tenha algo a oferecer em um blog.

5. Atualização constante

Algumas empresas se esquecem de atualizar informações simples, mas importantes como o número de telefon, endereço e horário de funcionamento. Isso causa uma dor de cabeça com alguns clientes que acabam não conseguindo entrar em contato ou até mesmo dão viagem perdida.

Blogs também devem ser atualizados periodicamente para que continuem trazendo tráfego orgânico para a empresa.

6. Métricas monitoradas

Fazer a integração do seu site com ferramentas como o Google Analytics é vital para o andamento das estratégias de vendas e marketing na internet. Com essas ferramentas, você saberá com exatidão todos os passos do público dentro do site, podendo então replicar acertos em outras áreas e modificar aquilo que não está dando bons resultados.

Esses são alguns dos itens que um site deve ter, mas nunca deixe de se atualizar para saber o que mais pode fazer de seu site um sucesso. Uma dica final: assinando nossa newsletter você fica por dentro das últimas novidades do marketing digital e da comunicação. O formulário de inscrição está logo abaixo.