5 dicas importantes para o seu plano de marketing

Elaborar um bom plano de marketing é decisivo para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do porte ou do setor de atuação. Parece óbvio, mas nem sempre os gestores dedicam a atenção necessária para essa tarefa e isso geralmente resulta em desperdício de tempo e de dinheiro.

Para ajudá-lo, preparamos para o post de hoje algumas dicas que vão ajudá-lo a ter um plano de marketing de sucesso, focado nas reais necessidades do seu consumidor e devidamente alinhado com os interesses da empresa!

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1. Conheça bem o seu mercado

É óbvio que não podemos desenvolver um plano de marketing sem ter informações sobre o nosso mercado. Por isso, não se limite aos dados básicos e dedique um bom tempo a esta etapa. É muito importante se aprofundar na análise das especificidades do segmento de atuação da sua marca.

Tenha em mente que, além de avaliar os fatores externos e internos do seu negócio, é primordial se concentrar na análise da proposta de valor da sua marca, entendendo como ela é vista pelo seu público-alvo. Essa é a base de um bom processo de branding, fundamental para diferenciar sua marca no mercado.

2. Entenda as necessidades do seu cliente

É a partir da análise do segmento de atuação da marca que a empresa conseguirá entender melhor as reais necessidades do seu cliente. Hoje, o mercado dispõe de boas ferramentas e metodologias para essa tarefa, mas o desafio é saber filtrar e reconhecer a relevância dessa informação para o seu negócio.

O principal é sempre pensar que devemos sair do lugar comum, procurando entender mais a fundo a jornada de compra do cliente. Compreender o seu comportamento de consumo de mídia, por exemplo, revela insights valiosos para a empresa e nos ajuda a chegar nas melhores estratégias para abordá-lo.

3. Crie personas para orientar suas estratégias

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Uma boa forma de direcionar melhor suas estratégias é atuar com o conceito de personas e não de público-alvo. Ao optar por definir melhor o perfil dos seus clientes (criando uma personagem para representar seu target), a empresa consegue ser muito mais efetiva em suas ações.

Criar uma persona também ajuda a orientar a atuação de seus colaboradores, que têm mais facilidade para identificar quem é o alvo de suas iniciativas, sejam elas para vendas, marketing ou comunicação.

4. Defina objetivos e metas realistas em seu plano de marketing

Com uma boa visão sobre o seu mercado e, claro, sobre o público que lhe interessa, ficará mais fácil definir o espaço que sua marca pode ocupar no curto, no médio e no longo prazo. Esse é o objetivo final de um bom plano de marketing: consolidar em um documento as iniciativas que vão ajudar a empresa a alcançar seus resultados.

Lembre-se que os interesses da empresa são fundamentais, mas precisam estar alinhados às necessidades dos consumidores. Não adianta estabelecer objetivos e metas desvinculados da realidade.

5. Concentre-se na necessidade de inovação

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Hoje, fala-se muito em inovação, mas os gestores nem sempre estão dispostos a arriscar, sair do lugar comum. Ao elaborar seu plano de marketing, pense nisso: será que o melhor caminho é mesmo repetir as ações de comunicação adotadas no último ano ou aquelas implantadas pela concorrência?

A comunicação tem evoluído muito: a todo o momento, aparecem novidades, novas formas de abordar o consumidor e o receio de errar pode fazer com que sua empresa deixe de aproveitar uma boa oportunidade.

Pense nisso: ao colocar opções diferenciadas no seu plano de marketing, você terá a possibilidade de avaliá-las com mais atenção, validar com uma agência de comunicação, fazer os estudos necessários antes da execução.

Como você deve ter percebido, melhorar seu plano de marketing depende muito da sua disposição para se dedicar à tarefa, direcionando seus esforços para os aspectos que exigem mais atenção.