Posted By guiallan
Site responsivo: o que é e por que toda empresa precisa de um?

Os empresários que estão à frente de negócios de todos os setores e portes já sabem: para ter perenidade e crescimento no atual mercado extremamente competitivo, as empresas precisam estar presentes na internet, inclusive utilizando estratégias de marketing digital.

A demanda mais recente, porém, é que não basta ter um website se ele não estiver adaptado para quem navega pelo celular — afinal, dos brasileiros conectados e que utilizam e-commerces para adquirir algum produto ou serviço, a maioria utiliza o smartphone ou tablet para navegar na web.

Conclusão: empresas que não possuem sites adaptados aos dispositivos móveis, os chamados sites responsivos, estão fadadas a ter rejeição no ambiente digital. Entenda melhor esse universo, continue a leitura!

O que é um site responsivo?

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É um website que foi desenvolvido com foco em proporcionar a melhor experiência ao usuário — independentemente do tamanho da tela que ele utilize, desde uma TV de muitas polegadas até os inúmeros tipos de tablets e smartphones.

Um site responsivo é programado para identificar o tamanho do dispositivo, o espaço disponível para mostrar os elementos do site e, assim, se adaptar às dimensões da tela sem se desconfigurar. A adaptação vai desde a distribuição dos componentes do site, até o redimensionamento das imagens e do texto — tudo para garantir que os visitantes tenham a melhor experiência possível.

É comum que as pessoas confundam o site responsivo com o site mobile da empresa, aquele que é desenvolvido unicamente para abrir em smartphones e tablets. No entanto, tratam-se de coisas diferentes, já que o site mobile é desenvolvido de forma independente do site tradicional, enquanto o responsivo é composto por uma única estrutura de códigos que fazem as páginas funcionarem em todo tipo de resolução de tela.

Quais são as principais vantagens?

São inúmeras as vantagens de ter um site responsivo e todas elas vão convergir para o mesmo objetivo: proporcionar uma experiência excelente ao usuário, desde a facilidade em encontrar o site na web, até a alta qualidade da navegação.

Confiança do usuário

O primeiro ponto importante é que o usuário rejeita um website desconfigurado, seja para ler informações, mas principalmente para realizar compras online. Conquistar a confiança do internauta é um passo essencial para ter sucesso na web e essa confiança passa necessariamente por um site perfeitamente configurado para qualquer tela.

Rapidez do site

Além de se adaptar às telas, os sites responsivos são mais leves, otimizados para a capacidade dos smartphones e, por isso, carregam mais rápido que os sites tradicionais. Quanto maior a velocidade do carregamento, melhor a experiência do usuário e melhor a posição no ranking do Google nos resultados de busca. Ou seja, todos ganham!

Melhores resultados no Google


Desde abril de 2015, o Google favorece os sites responsivos nos resultados de busca, principalmente se a pesquisa for realizada por meio de smartphones e tablets. Por isso, sites responsivos provocam o aumento do tráfego orgânico vindo do Google e quanto mais público visitando a sua marca, mais chances de converter em vendas.

Clientes fãs

Quando temos uma boa experiência com uma marca qualquer, tendemos a compartilhar a opinião com os amigos e divulgar a empresa. Nas mídias sociais, esse movimento de recomendação é ainda mais forte e promove engajamento a favor de marcas e produtos.

Então, quando um cliente em potencial visita um site responsivo e tem uma boa experiência nele, aumentam-se as chances de que ele compartilhe com seus contatos nas redes sociais, tornando-se assim uma vitrine para que outras pessoas cheguem ao website.

Foco no futuro

Sites responsivos já estão adaptados para qualquer tamanho de tela, inclusive aquelas que ainda não chegaram ao mercado. Então, trata-se de um benefício com bons resultados também no médio prazo.

Poderíamos listar ainda uma série de benefícios e vantagens para as empresas investirem em sites responsivos, porém acreditamos que esses são os principais para que você passe a enxergar os dispositivos móveis e seus usuários como um foco estratégico importante para aumento de vendas e de divulgação.