Não há como negar que grande parte dos usuários de internet passam boa parte do tempo navegando nas redes sociais. Dados de 2015 revelam que o brasileiro gasta em média 650 horas por mês em plataformas como o Facebook e o Twitter, portanto, é uma ótima opção para a sua empresa melhorar a presença digital, estando mais próxima do seu público-alvo.
Nesse artigo, você vai conhecer algumas das redes sociais mais populares e, por meio delas, encontrar o melhor caminho para fazer a gestão do seu negócio, extraindo o máximo de benefícios dessas ferramentas na sua estratégia de marketing digital.
Qual é a rede social perfeita para o seu negócio?
Não existe comprovadamente uma plataforma ideal para as empresas. É extremamente recomendada a realização de testes para encontrar aquela que melhor se adapta ao seu público, afinal, cada negócio é voltado para uma audiência.
Algumas delas agregam um grande número de usuários, o que significa que podem ser um ótimo canal de investimento, independentemente do produto ou serviço prestado. Vamos falar um pouco sobre as principais.
Com 103 milhões de usuários no Brasil, a plataforma de Mark Zuckerberg é a mais utilizada no país. O algoritmo valoriza postagens que possuem bons níveis de engajamento, ou seja, compartilhamentos, curtidas, comentários e cliques.
Uma boa estratégia é investir no marketing de conteúdo, levando informações relevantes ao usuário. Vale lembrar que o alcance orgânico das publicações é bastante limitado pelo Facebook. Por isso, é fundamental fazer um investimento constante na promoção de seus posts através da ferramenta de publicidade Facebook Ads.
YouTube
A mídia audiovisual é uma poderosa ferramenta dentro do marketing digital e a sua principal plataforma hoje é o YouTube, pertencente ao Google. O conteúdo produzido em vídeo possui excelentes índices de conversão já que, segundo estudos recentes, são mais facilmente consumidos.
O aplicativo móvel possui uma base de 500 milhões de usuários ativos compartilhando imagens e vídeos curtos. Recentemente, o Instagram incorporou uma funcionalidade extra chamada “Sua história” em uma clara investida contra o app rival Snapchat. As tecnologias móveis são o foco do momento e o Instagram é um dos pilares dessa estratégia.
O microblog tornou-se muito popular no Brasil e continua sendo uma ótima opção para algumas empresas. Mantendo o formato de permissão de no máximo 140 caracteres, o Twitter possui ótimos níveis de engajamento. Além disso, todos os tweets alcançam os seguidores, diferente do Facebook.
Snapchat
Muito popular entre adolescentes, o Snapchat tem sido muito utilizado por celebridades e também por empresas que querem atrair o seu público. Permite o compartilhamento de vídeos e fotos, tendo como diferencial a possibilidade de definir o tempo que a publicação estará disponível para o público.
Como fazer a gestão de redes sociais?
Independente dos canais escolhidos, as redes sociais devem atrair o cliente com conteúdo relevante. Foque na necessidade real do seu público-alvo, descubra meios para engajar estas pessoas e torná-lar seguidores fiéis que se interessem por aquilo que você tem a compartilhar.
Mantendo o foco em estratégias que beneficiem o consumidor, você certamente obterá sucesso e conseguirá um bom retorno para a sua empresa. Quer algumas dicas de como fazer isso? Confira:
1. Defina os objetivos da estratégia
Durante a etapa do planejamento, é necessário definir qual a finalidade das ações. Ela pode objetivar reforçar o relacionamento e a interação, melhorar o Branding da empresa, realizar venda ou oferecer suporte ao consumidor. Qual o seu foco?
2. Delimite onde irá atuar
Algumas vezes, canais menos populares, porém mais segmentados, podem ser mais adequados a sua estratégia. Em outras oportunidades, os mais tradicionais podem ser o melhor caminho. Tudo depende dos objetivos traçados no planejamento. Independentemente de qual seja sua decisão, não é recomendado ter presença em uma rede social e não utilizá-la.
3. Determine os KPIs
Os Key Performance Indicators (ou indicadores chave de performance) são as métricas mais importantes para o seu objetivo. Alguns exemplos são leads gerados, engajamento de posts e conversões. O ideal é focar em poucos KPIs para que você tenha o controle daquilo que é mais importante para o seu negócio e possa acompanhar e otimizar constantemente suas iniciativas.
4. Estabeleça metas
Decidir numericamente aonde o seu negócio pretende chegar com uma ação é um ótimo meio para mensurar o seu sucesso. Portanto, antes de colocá-la em prática, determine quais são as metas a serem alcançadas. Mas não se esqueça de estabelecer objetivos claros, mensuráveis e possíveis.
5. Invista em ajuda especializada
Nem sempre todos esses processos são levados de uma forma muito clara. Por isso, uma boa dica é contratar uma pessoa, uma equipe ou uma agência especializada na gestão de redes sociais. Sem dúvida, o know-how de alguém que já sabe trabalhar com esse universo faz toda a diferença no sucesso das suas ações digitais.
E aí, curtiu esse artigo? Aprendeu o que precisava sobre a gestão de redes sociais? Então siga-nos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn e fique por dentro de tudo que acontece no mundo do marketing digital!