É importante investir em estratégias de branding

As estratégias de branding são as responsáveis por criar, administrar, promover ou reposicionar os valores de uma marca. O grande objetivo é criar diferenciais em uma empresa para que haja identificação, empatia e confiança com o público. É fazer com que os consumidores, por exemplo, comprem os seus produtos ou serviços, mesmo que sejam mais caros que os da concorrência.

Visto que as características técnicas e os preços de muitos tipos de ofertas são parecidos, é fundamental se destacar pelo que a marca representa e como é percebida nas sociedades em que elas estão inseridas.

Como o branding traz todo esse ar de subjetividade, resolvemos trazer os benefícios mais práticos desse conceito. Preparamos aqui as 4 razões para apostar nesta estratégia. Acompanhe:

Constrói e fortalece a identidade da marca

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Uma marca consistente não é reconhecida somente por fazer promoções e falar de preço baixo o tempo todo em suas ofertas — a não ser que isso seja incorporado à identidade da marca, como a varejista Ricardo Eletro faz. Mas esse não é um caso que deva ser sempre aplicado, já que as pessoas não querem apenas preço baixo, mas sim ter confiança de que estão fazendo as escolhas certas em suas compras.

Os consumidores, mesmo nas aquisições mais simples, como em um creme dental, por exemplo, se sentirão atraídos pelo que a marca está representando naquele momento para eles. As cores, o design, o comercial exibido na TV na noite anterior, um slogan ou um atendimento nas redes sociais são fatores que ajudam a criar uma história, um estilo de vida que fará o público se identificar com aquele produto.

Aumenta a autoridade da empresa

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Ter uma marca forte é sinal de que sua empresa é vista com credibilidade e confiança por patrocinadores, concorrentes e consumidores. Esse é um detalhe que influencia bastante nas vendas e no fechamento de parcerias comerciais, pois fazem os potenciais clientes, revendedores e investidores pensarem duas vezes antes de escolherem uma outra opção.

Transmitir uma boa reputação e segurança ao público é importantíssimo para posicionar sua marca como referência na sua área de atuação.

Atrai clientes mais qualificados

Essa premissa pode ter validade se você já comprou ou conhece alguém que tenha consumido algum produto ou serviço pela marca. É aquela famosa história de que a pessoa compra a marca e não a qualidade ou o preço da oferta.

Normalmente, esse tipo de consumidor já tem uma relação próxima com essas empresas, visto que ele tem noção da importância que aquele produto tem para si ou perante a sociedade. Dessa maneira, não é só uma marca que está sendo comprada, mas sim os valores e a reputação que ela carrega.

Nesse sentido, esses valores podem ser ligados a diversas áreas, como tecnologia, status, sustentabilidade, humanização e muitas outras. Eles variam de acordo com a pertinência para o público-alvo.

Gera maiores receitas por venda

Essa é uma consequência natural ao criar uma marca forte e reconhecida. Ora, se os consumidores quando veem um produto ou serviço da sua empresa sabem que é de confiança e que o retorno esperado é garantido, provavelmente eles não se importarão em pagar um pouco a mais por ele. Concorda? É pelo mesmo motivo que uma oferta muito barata de uma marca desconhecida ou com baixa credibilidade traz desconfiança ao público.

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Marcas como Apple, Nike, Adidas e Coca-Cola fazem isso muito bem, afinal, possuem produtos com preços acima da média dos seus segmentos, mas ainda assim contam com a preferência e com a admiração de boa parte — ou da maioria — do público.

As estratégias de branding não são voltadas diretamente para vendas e não trazem resultados em curto prazo. É um trabalho mais longo, de construção e disseminação de histórias, crenças e atitudes que o público pode ou deve perceber em uma marca. São valores que pesam na preferência dos consumidores e que fazem as empresas, mesmo as pequenas e médias, se destacarem no mercado.

Aqui, você já conheceu as vantagens que as estratégias de branding trazem ao seu negócio. Agora, que tal conhecer e seguir nossas páginas nas redes sociais? Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn. Acompanhe a gente por lá para ter acesso aos conteúdos mais relevantes sobre comunicação e marketing digital.