Posted By guiallan
Entenda o que é e como funciona o Marketing de Busca

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Já não é de hoje que a internet faz parte do dia a dia de uma quantidade considerável de brasileiros. Todas estas pessoas estão online por diversos motivos diferentes: ler notícias, assistir vídeos, ver filmes, conversar com os amigos, ver fotos da festa do final de semana, e claro, buscar produtos e serviços.

É fato que hoje, independentemente se é um produto ou um serviço, praticamente toda compra começa com uma pesquisa na internet. Nada mais natural as empresas terem interesse em investir para estarem presentes nas buscas que são relacionadas ao seu segmento de negócio, correto?

Neste post, vamos explicar a você o que é e como funciona o Marketing de Busca.

O Marketing de Busca

Também conhecido como Search Engine Marketing, ou SEM, o Marketing de Busca é o segmento do marketing digital que tem como objetivo desenvolver estratégias e formatos de divulgação, em ferramentas de busca na internet, como Google, Bing e Yahoo. Para negócios voltados ao comércio eletrônico, podem ser incluídos nesta categoria também os anúncios em comparadores de preço, como Buscapé, Google Shopping, entre outros.

O objetivo maior de qualquer estratégia de Marketing de Busca é gerar tráfego de qualidade para o site da empresa por meio da exposição da marca. Não saber o que é Marketing de Busca e qual posição ele ocupa no contexto de uma estratégia de marketing digital significa abandonar ótimas oportunidades de alcance da marca, e da empresa, em momentos em que o cliente está proativamente buscando por uma solução para seu problema.
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O Marketing de Busca é dividido em dois segmentos, um dedicado aos resultados orgânicos da busca, e outra para os resultados pagos. Confira!

As práticas de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization — ou a Otimização para Mecanismos de Busca — e compreende uma parte do Marketing de Busca que tem foco nos resultados orgânicos, ou seja, espontâneos. Para uma estratégia completa de SEO, é necessário investir em três pilares básicos: a tecnologia, a relevância e o conteúdo.

O primeiro dos três, a tecnologia, é a parte que compreende as questões técnicas do site, e que podem influenciar na experiência do usuário. Essa parte inclui a plataforma do site, o tempo de carregamento, o tamanho das imagens e tudo mais que influencie na navegação do usuário.

A relevância, ponto básico do SEO, é o pilar que trabalha o quanto o site é importante para os usuários. Além de questões nos outros dois pontos, que também impactam na relevância do site, neste quesito, o algoritmo dos buscadores leva em consideração a quantidade de links externos que direcionam ao seu site.

Por fim, o conteúdo, que é o objetivo da maior parte das buscas, precisa ser construído com foco nas palavras-chave específicas, de modo que a página se torne relevante para aquela busca efetuada. Relevância é o principal conceito neste caso, já que, para os buscadores, quanto mais tempo o usuário gastar no site, seja pelo conteúdo ou pela experiência, maior será a relevância do site para a busca que foi feita.

Os links patrocinados

O investimento para otimização do site para busca orgânica costuma trazer resultados de tráfego em médio e longo prazo. Para solucionar este problema também no curto prazo, existem as ferramentas de links patrocinados, que permitem que empresas de todos os tamanhos paguem para que seus anúncios sejam exibidos nas páginas de resultados de busca.

Normalmente, estes anúncios são visivelmente identificados como mídia paga, de modo que o usuário saiba de antemão que aquele link faz parte de uma campanha de publicidade, e por este motivo não é “natural”.

Da mesma forma em que o SEO, o investimento em links patrocinados também se dá por meio das palavras-chave de busca, em um sistema que funciona como um leilão. Várias empresas querem anunciar para a mesma palavra, então, é o valor que a empresa quer investir na mídia que decide quem aparece nas posições mais relevantes da busca.

Para um investimento eficiente em Marketing de Busca, o ideal é sempre contar com um fornecedor especializado que possa ajudar sua empresa a atingir resultados melhores. Mas, se ainda tiver ficado com alguma dúvida, fale com a gente.