Entenda de uma vez por todas o que é o Marketing Digital!

A internet é parte essencial do mundo atual, mas muitos profissionais ainda não sabem bem o que é o marketing digital. Desconhecendo o potencial que a estratégia tem para ajudá-los a melhorar os resultados financeiros de sua empresa, esses profissionais almejam aumentar sua receita de vendas, valorizar sua marca no mercado e se sobressair sobre a concorrência — porém, não possuem o know-how necessário para isso.

Você também é um profissional preocupado com os resultados da sua empresa? Então, saiba que o marketing digital é uma estratégia de comunicação que fará toda a diferença para que seu time comercial atinja suas metas de vendas.

Pronto para conhecer entender definitivamente o que é o marketing digital e como ele irá revolucionar sua empresa? Continue a leitura e mãos à obra!

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O que é, exatamente, o marketing digital?

O marketing digital é o conjunto de estratégias executadas no ambiente online com o objetivo de atrair pessoas, criar relacionamentos e divulgar sua marca. Através de ferramentas como conteúdos otimizados, técnicas de SEO, e-mail marketing, links patrocinados e campanhas em redes sociais, o marketing digital ajuda sua empresa a alcançar mais credibilidade. Além disso, através dele, você poderá personalizar sua comunicação por meio de estratégias que se adaptem às necessidades e preferências de seu público-alvo.

Diferentemente do marketing tradicional, também chamado de Outbound Marketing (marketing invasivo), um dos principais focos do marketing digital é o Inbound Marketing — que faz com que o cliente busque por sua empresa, ou seja, é o cliente quem irá perceber a relevância que seus produtos ou serviços têm para solucionar seus problemas. Metaforicamente, podemos dizer que o marketing digital é uma isca e que o cliente acaba sendo fisgado por ela.

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Como começar a usar o marketing digital?

Antes de mais nada, o ideal é buscar alguns insights que o ajudem a otimizar suas estratégias iniciais de marketing digital. Para começar, fazer um benchmarking de sua empresa é o ideal. O processo, que visa estudar os pontos fortes de sua concorrência para superá-la, possibilitará a análise do ponto em sua empresa se encontra no momento — e até onde você deseja chegar no futuro.

Sem uma estratégia de marketing digital, será praticamente impossível crescer e se tornar líder em um mercado altamente competitivo. Hoje, a maioria das empresas que possuem sucesso e notoriedade já está anos-luz em suas estratégias no ambiente online. Portanto, para superá-las, é preciso ser criativo e buscar por novas ideias que possam ser colocadas em prática por meio de estratégias de marketing mais eficientes do que as dos seus concorrentes.

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Por que eu preciso do marketing digital?

Alcance ilimitado

No marketing tradicional, a área de alcance é geograficamente delimitada — seja em uma cidade, estado ou país. O marketing digital, por outro lado, não tem fronteiras ou limites. Assim, se você desejar, pode tornar sua marca conhecida em qualquer lugar do mundo.

Interatividade

O ambiente online é uma via de mão dupla, onde pessoas e empresas podem conversar com mais facilidade. Nesse contexto, o marketing digital pode ser seu principal aliado para aumentar a interação entre empresa e cliente e estreitar os laços entre ambos.

Mensuração de dados

O marketing digital fornece várias ferramentas para que se possa mensurar seus resultados, como quantidade de visitas, cliques em anúncios, taxa de conversão ou rejeição, custo por aquisição de clientes e, principalmente, o Retorno Sobre Investimento (ROI) de suas campanhas.

Segmentação do público

Saber a área demográfica, faixa etária, hábitos de consumo e frequência de acesso às redes sociais de seus clientes é importantíssimo para poder segmentar o público que é relevante para sua empresa. Esse tipo de informações ajuda a redirecionar melhor seus esforços em campanhas de marketing para cada tipo de cliente, tornando-as mais eficientes e estratégicas.

Entender o que é marketing digital pode fazer toda a diferença nesse processo de segmentação — pois, assim, você poderá focar no público que mais interessa à empresa. Da mesma forma, você pode garantir que estará presente nos mesmos ambientes que seu público (determinada rede social, por exemplo).

E então, viu como o marketing digital pode ser essencial à sua empresa?